Formação: cursos de Formação Profissão

Visual Merchandising

Objetivos de Visual Merchandising Objetivos de Visual Merchandising:

No final do curso os formandos deverão ser capazes de desempenhar todas as funções associadas à atividade profissional de Visual Merchandising, utilizando práticas e técnicas adequadas à concepção, organização, execução de exposições de produtos em espaços comerciais.

Métodos de Visual Merchandising Métodos de Visual Merchandising:

Metodologia integrada, no sentido de potenciar a eficácia da aprendizagem de capacidades e competências por parte dos formandos, através do método ativo (troca de experiências, brainstorming, exercícios práticos, discussões em grupo, role-plays, estudos de caso, entre outros), método expositivo (abordagens teóricas dos conteúdos, sistematização teórica) e método interrogativo (recurso à formulação de perguntas). Na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, estando diretamente relacionado com a aprendizagem de tarefas associadas à profissão, o processo de aprendizagem consolida-se pela experimentação, por parte do formando.

Conteúdos de Visual Merchandising Conteúdos de Visual Merchandising:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGA HORÁRIA

MÓDULO - VISUAL MERCHANDISING: ENQUADRAMENTO E EVOLUÇÃO

1. Visual Merchandising: conceito e evolução histórica

-      Conceito;

-      Relevância (necessidade e função);

-      Áreas de intervenção;

-      Áreas de conhecimento;

-      Evolução histórica dos estabelecimentos comerciais;

-      Evolução histórica das técnicas de exposição dos produtos.

2. Vitrinismo: conceito e papel no VM

-      Vitrinismo: conceito e evolução histórica;

-      Vitrinismo: contributo da moda e do design;

-      Tipos de vitrinas;

-      Novas tendências;

-      Pontos-chave.

3. Identificação e caracterização de espaços comerciais

-      Espaços comerciais;

-      Setores de atividade;

-      Segmentação dos formatos comerciais pela política de preços e sortido;

-      Novos formatos comerciais.

 

4. Conceitos comerciais relacionados com o Visual Merchandising

-      Marketing, merchandising, publicidade, mensagem;

-      Imagem do estabelecimento comercial: arquitetura; decoração; exposição; artes gráficas; sinalética; promoção; tratamento do cliente.

5. Caraterização dos produtos e público-alvo

-      Produto: definição e categorização pela compra e pelo ciclo de vida;

-      Sortido: seleção, composição, determinação e gestão;

-      Público-alvo: conceito e relevância;

-      Comportamento do cliente: tipos de compra, fatores de compra; necessidades psicológicas, novas tendências de consumo.

25h

MÓDULO - EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E TÉCNICAS DE DISPLAY

1. Circulação e layout

-      Importância da circulação no estabelecimento comercial para o consumo;

-      Regras gerais da circulação de clientes;

-      Layout: definição e importância;

-      Planeamento e alocação do espaço;

-      Tipos de layout;

-      Pontos quentes e pontos frios.

2. Planogramas

-      Forma como o consumidor procura um produto: altura do olhar do consumidor; altura ideal das prateleiras; pontos de venda mais relevantes;

-      Planogramas: definição; tipos; função; elaboração; boas práticas; implementação.

3. Mobiliário comercial

-      Mobiliário comercial: tipos, materiais e critérios de escolha

4. Organização dispositiva e coordenação de produtos

-      Importância dos displays no interior da loja;

-      Regras base de exposição de produtos;

-      Tipos de organização dispositiva;

-      Coordenação de produtos.

25h

MÓDULO - AMBIENTE COMERCIAL

1. Ambiente comercial: tato, audição, olfato, visão.

2. Materiais e texturas

-      Tipologia de materiais usados nos pontos de venda;

-      Função dos diferentes tipos de materiais;

-      Sensações, contrastes, semelhanças;

-      Artes Decorativas aplicadas ao display.

3. Som, cheiro e temperatura.

4. Iluminação

-      Conceitos de luz natural e artificial;

-      Localização de espaços de exposição e sua relação com as necessidades de iluminação artificial;

-      Níveis de iluminação exterior e interior.

-      Tipos de iluminação comercial;

-      Tipos de fontes de luz;

-      Temperatura de cores.

5. Novas tecnologias aplicadas ao Visual Merchandising

-      Caraterísticas e fatores-chave da utilização de meios digitais em loja;

-      Novas tendências de comércio digital;

-      Processo de decisão do consumidor;

-      Metodologia transversal de um projeto de comunicação digital.

 

25h

MÓDULO - CONCEÇÃO DE ESPAÇOS E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

1. Leis da composição visual

-      Conceitos de arte, arte visual, comunicação visual e composição visual;

-      Elementos da composição visual;

-      Princípios da composição visual;

-      Ponto focal e caminho visual.

2. Conceção de espaços

-      Conceitos de espaço e conceção;

-      Cidade e malha urbana: exemplos de conceção de espaços;

-      Elaboração de uma maqueta: seleção de materiais e procedimentos.

3. Organização espacial

-      Conceitos de composição espacial;

-      Princípios ordenadores do espaço;

-      Organização e distribuição espacial.

25h

MÓDULO – CRIAÇÃO DE UM CONCEITO APLICADO AO VISUAL MERCHANDISING

1. Projeto de Visual Merchandising

-      Conceito de projeto;

-      Condições e ferramentas essenciais ao projeto;

-      Metodologia projetual.

2. Criação de um conceito:

-      Necessidade, atividade, ritmos;

-      Análise centrífuga e análise centrípeta.

3. Projetar uma vitrina ou display

-      Calendário comercial;

-      Tema e história de cor;

-      Moodboards;

-      Escolha de produtos (ex.: roupa para manequins; acessórios);

-      Seleção de materiais e adereços;

-      Ponto focal e caminho visual;

-      Iluminação;

-      Manutenção;

-      Erros comuns.

25h

Total – Componente Teórica:

125H

FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO

Na realização do estágio, o formando poderá desempenhar funções relacionadas com:

-      Projeção de lojas;

-      Gestão do espaço de loja;

-      Planeamento e operacionalização de projetos de exposição e apresentação de produtos;

-      Gestão dos artigos em promoção;

-      Otimização da iluminação;

-      Criação e gestão de montras, vitrines e expositores de loja;

-      Realização de modelos e maquetes.

180H

Carga Horária Total do Curso Formação = Profissão

305H

 

Horário de Visual Merchandising Horário de Visual Merchandising:

Quinta-feira das 19h00 às 23h00

Carga total de Visual Merchandising Carga Total de Visual Merchandising:

125 horas

Carga semanal de Visual Merchandising Carga Semanal de Visual Merchandising:

4 horas

Duração total de Visual Merchandising Duração Total de Visual Merchandising:

31 semanas

Código de Área de Educação/Formação:

Formulário de Pré-inscrição



cartaz Visual Merchandising (clique na imagem para ampliar)


Franchising SCHOOL HOUSE
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